Este produto assegura uma chama constante e de alta performance, proporcionando a potência e a durabilidade necessárias para operações industriais exigentes.
Amplamente utilizadas na indústria e no comércio, as empilhadeiras à combustão por gás GLP otimizam o trabalho por conta da independência de locomoção e da efetividade na movimentação de cargas, o que as tornam indispensáveis e economicamente mais viáveis que suas concorrentes.
Os diferentes modelos de empilhadeira a gás disponíveis no mercado são, no geral, bastante eficientes. Por serem movidas a gás GLP, uma fonte energética com alto potencial calorífico, elas conseguem atingir uma melhor performance gastando um menor volume de combustível.
Confira abaixo mais detalhes sobre o funcionamento de uma empilhadeira a gás, quais são as suas vantagens, a manutenção que demanda e muito mais.
Empilhadeiras a gás operam com o auxílio de um cilindro de GLP industrial. A instalação desses cilindros é bastante intuitiva e pode ser feita em poucos minutos.
Sua operação pode ser feita por um único operador, o qual deve ser treinado para operá-la corretamente e prevenir acidentes, visto que há algumas particularidades no seu manuseio que a tornam diferente de outros veículos.
atingem maiores velocidades que as empilhadeiras a diesel;
pode ser rapidamente abastecida;
dependendo do modelo escolhido, podem atingir até 21 km/h;
preço mais baixo que empilhadeiras elétricas;
existem modelos de empilhadeira a gás mais robustos que modelos elétricos;
maior capacidade de elevação de carga quando comparada com modelos a diesel;
tem uma performance satisfatória em terrenos não planos;
são resistentes a condições adversas, como frio e umidade.
O volume de gás industrial consumido por uma empilhadeira costuma variar entre 2kg e 4kg por hora. A variação ocorre conforme o tamanho da empilhadeira e a eficiência do motor que ela tem.
É recomendado checar as empilhadeiras do seu negócio diariamente para garantir um bom funcionamento. A checagem deve abranger todos os fluidos usados nela, como o óleo de transmissão e o líquido refrigerante do motor. Além disso, outros itens importantes a serem verificados são o filtro e o redutor, pois estes sofrem desgastes conforme são utilizados e precisam ser substituídos periodicamente.
tanto a checagem diária, quanto a operação da empilhadeira, devem ser feitas por um operador capacitado que esteja utilizando os EPIs necessários;
não ultrapasse o limite de carga da empilhadeira a gás;
ao operá-la em ambientes fechados, é necessário utilizar um oxicatalisador ou outros dispositivos neutralizadores similares;
não deixe a empilhadeira ligada sem que haja um operador em cima dela;
tenha certeza de que o cilindro de GLP foi corretamente posicionado antes de começar a usá-la;
não utilize fontes de calor, como maçaricos e isqueiros, próximas à empilhadeira a gás.
Tomar esses cuidados básicos com a sua empilhadeira diminuirá a necessidade de manutenção e reposição de peças, além de evitar acidentes.
Entre as principais vantagens desses equipamentos estão a grande autonomia e a facilidade de aquisição e armazenamento do combustível, além da redução de custos de manutenção e operação. Outra vantagem refere-se à menor agressão ao meio ambiente por conta da baixa emissão de gases tóxicos, resultado da melhor condição de queima do gás na câmara de combustão. Em locais cobertos, portanto, o uso de máquinas a GLP é essencial, já que elevados níveis de partículas de carbono suspensas no ar são prejudiciais à saúde.
O cilindro de 20 quilos é utilizado em empilhadeiras com motor à combustão ciclo Otto ou quatro tempos, única aplicação do gás GLP como combustível para veículos automotores autorizada pela ANP. Nas empilhadeiras, o gás GLP é conduzido na fase líquida até o motor, onde é pulverizado e misturado ao ar para explosão na câmara de combustão. Por conta disso, o cilindro é instalado e utilizado na posição horizontal.
(16) 3622-4914
(16) 3622-1838
(16) 99743-5819
(16) 99148-4848